Na última terça-feira (28), General Câmara recebeu uma palestra que abordou o tema: o Controle de Carrapato Bovinos no RS.

O encontro ocorreu no Salão Paroquial, com a presença de agricultores, sendo conduzido pela médica veterinária Rovaina Laureano Doyle, mestre na área de parasitologia, do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF).

O carrapato do bovino causa grandes perdas na produção de carne e leite e está associado à transmissão da Tristeza Parasitária Bovina -TPB, principal causa de mortes de bovinos no Rio Grande do Sul. De acordo com a palestrante, o controle do carrapato depende basicamente de três fatores: escolha do carrapaticida, esquema de tratamento e uso correto do produto.

O IPVDF é o laboratório oficial da Secretaria de Agricultura do Estado e realiza testes de resistência aos principais grupos químicos de carrapaticidas disponíveis no Brasil – Biocarrapaticidograma .

Benefícios do Biocarrapaticidograma:

- não gera custos para o produtor;

O resultado do biocarrapaticidograma é específico de cada propriedade e não pode ser extrapolado para propriedades vizinhas. Para maiores informações entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura.

O evento foi uma realização da Prefeitura de General Câmara, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) e Sindicato Rural de General Câmara.

Data de publicação: 30/06/2022