Campanha promove ao longo do mês diversas atividades para mostrar a importância de cuidar da mente.

"Setembro Amarelo", "Outubro Rosa" e "Novembro Azul" já são datas conhecidas na luta contra problemas e doenças. Agora, uma mobilização nascida em Minas Gerais, promove o JANEIRO BRANCO, mês dedicado aos cuidados com a Saúde Mental.
Com o tema "Quem cuida da mente, cuida da vida", a campanha promove ao longo do mês diversas atividades para mostrar a importância de cuidar da mente.
Cada vez mais aumenta o número de dependentes químicos e de pessoas com depressão ou transtornos de ansiedade, tudo isso somado a um momento de medicalização muito forte. A ideia é mostrar que é preciso falar mais sobre as emoções!
A escolha do mês tem relação com o período em que as pessoas estão dispostas a cumprir as metas projetadas pro ano novo e as mudanças planejadas.
O branco tem a ver com o início da construção de qualquer coisa que possa vir a ser pintada, com todas as cores que se queira utilizar desde a forma, pintando um ano colorido.
Na Unidade Básica de Sáude de General Câmara, através de uma iniciativa da psicóloga Cássia Kroeff, este é o primeiro ano em que a campanha acontece.
Durante este mês, semanalmente na sede da UBS tem ocorrido diversas atividades, terapêuticas e informativas, oferecidas a usuários do sistema SUS, bem como aos funcionários.
Entre as atividades, estão:
- TIRO AO ALVO NO STRESS: O tiro ao alvo, ajuda no controle da respiração, da ansiedade, melhora a concentração e faz com que a pessoa recarregue as suas energias positivas, pois descarrega as negativas no alvo, no caso o stress.
- MINUTOS DE YOGA: A palavra yoga pode ser traduzida literalmente do sânscrito e significa união, isso porque para os indianos hindus, o homem é um ser único, composto por corpo, mente e espírito, sem separação. A yoga, então, é um meio para alcançar toda essa união. Por esses motivos, o princípio da yoga não é a malhação, mas sim o despertar da consciência do corpo como unidade junto à mente.
- DANÇA CIRCULAR: O principal enfoque na "Dança Circular" é o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória e, principalmente, entrar em contato com uma linguagem simbólica, que embora acessível a qualquer um, não é utilizada no dia a dia.
- CAFÉ PSI: Primeiro encontro de psicólogos e estudantes de psicologia, visando a discussão referente ao tema, como políticas de saúde pública de forma leve e agradável, pois Saúde Mental é um direito de todos.
- JOGOS: Existem muitos jogos que estimulam o raciocínio rápido e a imaginação.
Quem nunca jogou e deu boas risadas ou desenvolveu estratégias e soltou a imaginação com um bom jogo? Existem muitos joguinhos simples que estimulam, motivam e despertam a nossa curiosidade de maneira divertida e prazerosa. A proposta é levar estes resultados aos participantes!
- EXIBIÇÃO DE VÍDEOS: Vídeos informativos sobre Saúde Mental, nas salas de espera.

Data de publicação: 18/01/2017