Programa deve movimentar R$ 80 mil aos pequenos agricultores do município

Na manhã de hoje, dia 18, a Prefeitura de General Câmara, através da Secretaria da Agricultura, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Econômico, realizou a apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), reunindo agricultores e famílias que serão beneficiadas. O programa é do Ministério da Cidadania, e deve beneficiar cerca de 200 famílias no município.

Em General Câmara serão investidos cerca de R$ 80 mil na compra de produtos diretos dos agricultores. Os produtores rurais irão fornecer os alimentos semanalmente, conforme a disponibilidade existente. O preço dos produtos são tabelados nacionalmente, ou seja, o valor pago aqui no município é o mesmo registrado nos demais locais que participam do programa. Os agricultores interessados em participar do programa devem estar com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) em dia, que é a comprovação de enquadramento do agricultor como pequeno produtor, cada unidade do DAP pode comercializar até R$ 6,5 mil no programa.

Entre os itens que podem integrar as cestas, estão: alface, repolho, abóbora, cenoura, feijão e arroz beneficiados, cebola, milho verde, tempero verde, entre outros. As entregas serão realizadas semanalmente, em média 50 cestas por semana, fechando as 200 famílias beneficiadas no mês. As pessoas que receberão os produtos são famílias em vulnerabilidade social, assistidas pela equipe técnica do Cras.

Para o Prefeito Helton Barreto, o PPA é um marco no fortalecimento da agricultura familiar e busca a possibilidade da entrega de alimentos saudáveis para pessoas em vulnerabilidade social. “Esse programa ficará marcado na nossa gestão. Para mim é um dia marcante em poder anunciar esse programa, em colocá-lo em prática. Nós queremos atingir 200 famílias com esse aqui no município, além de incentivar os nossos agricultores, comprando direto do produtor e entregando à essas famílias um alimento de qualidade”, afirmou o prefeito.

Para o médico veterinário da Secretaria de Agricultura, Renato Ciotto, um dos pontos positivos do PAA é a capacidade de entregar um produtor de qualidade às famílias que serão contempladas pelo programa. “E ainda vamos incentivar o agricultor daqui, gerando emprego e renda no município”, finalizou.

No final do evento foram entregues três cestas para famílias que serão beneficiadas pelo PAA.

Agricultor Satisfeito

Para o agricultor João Godoy, da localidade de Banheiro Velho, o programa apresenta uma possibilidade de comercialização ao pequeno produtor. “Eu achei a proposta muito, que vai funcionar direto com nós lá fora. É uma garantia que nós temos na comercialização. A gente parabeniza quem trouxe esse programa, pois estava fazendo falta”, disse. João e sua esposa cultivam e comercializam hortifrútis.

O que é o PAA?

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) busca promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. O PAA compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

Data de publicação: 18/12/2019