Iniciativa pioneira no Estado, conta com o apoio técnico da Associação Hidrovia RS

O Plenário da Câmara de Vereadores de General Câmara ficou lotado na manhã desta segunda-feira, dia 21, para assinatura do Termo de Cooperação do Projeto do Parque Hidroviário do Município de General Câmara, celebrando entre a Prefeitura, Associação Hidrovias RS, SYNTHESIS e Empresa Arquitetura SS.

A viabilização de um Parque Hidroviário, nasceu da projeção do ponto estratégico ocupado por General Câmara,  que é banhado por dois importantes rios  (Jacuí e o Taquari), a preocupação surgiu logo no início da atual gestão, em 2017, buscando viabilizar um projeto de transporte ou de estaleiro nas margens do Rio Taquari. Até então o projeto esbarrava na capacidade técnica para desenvolvimento.

Agora, com a assinatura do Termo de Cooperação, o município conta com o apoio técnico da Associação Hidrovias RS, que é formada e conta com o apoio de entidades como a Famurs, Farsul, Fiergs, Fecomércio, ABTP e Federarroz e empresas do ramo naval.  Com essa parceria, será montado um projeto não só para questão hidroviária, mas também aliada a malha rodoviária e ferroviária, criando assim um porto multimodal em General Câmara, um projeto pioneiro no Rio Grande do Sul.

Participaram da solenidade, o Prefeito Helton Barreto, o Vice-Prefeito Geraldo Dias, o diretor da empresa Synthesis, Francisco de Almeida Pires, o proprietário do EAEC, Escritório de Arquitetura Consultiva SS, Oscar Escher, o diretor presidente da Associação Hidrovia RS, Wilen Monteli,  o Presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Rasquinha, e os vereadores André Zanette, Nando Franken e Selomar, o Assessor Jurídico da Prefeitura, Gustavo dos Anjos Baptista. Além de representantes das instituições bancárias, Arsenal de Guerra, Ulbra, empresários, agricultores e comunidade em geral.

Conforme o diretor presidente da Associação Hidrovia RS, Wilen Monteli, General Câmara é privilegiado por ser banhado por dois importantes rios navegáveis. “Precisamos desenvolver esse potencial aqui, e é o que faremos através desta parceria. Projetando e implantando um porto que além de trazer o crescimento econômico, seja aliado na preservação das margens e da flora e fauna”, disse.

Para o prefeito Helton Barreto, o projeto abrirá portas tanto para o desenvolvimento econômico, como para o crescimento de demais atividades como o turismo. “É um grande marco para nossa cidade”, afirmou.

O Projeto do Parque Hidroviário não contemplará só o porto, mas indústrias, também o turismo e até mesmo esportes que possam ser realizados ali. Conforme o projeto for avançando, o objetivo é atrair empresas que estejam interessadas em se instalar em General Câmara.

Data de publicação: 21/10/2019