A Prefeitura de General Câmara, através da Secretaria de Meio Ambiente, lançou no decorrer da Semana do Município o novo sistema de coleta automatizada de resíduos urbanos em diversos pontos da cidade.

O modelo adotado pela administração, já pode ser utilizado pela comunidade. Os contêineres são destinados para o depósito orgânicos. Além disso, o sistema apresenta diversas vantagens:

- Evita a ação de cães, gatos, ratos e outros vetores;

- Deixa a cidade mais limpa e com um melhor visual;

- É mais higiênico (a abertura é por pedal e a limpeza é periódica);

- O processo de coleta é mais seguro, mais ágil e o mau tempo não atrapalha o recolhimento;

- Colabora na diminuição de trânsito e na liberação de CO2;

- Gera mais empregos no setor da reciclagem.

Como é feita a coleta?

Um caminhão compactador, equipado com um moderno sistema de braços robotizados passa a realizar a coleta sem o contato humano. Ele eleva o contêiner despejando o lixo em um grande compartimento. Depois o contêiner é recolocado no lugar ficando sempre a sua disposição. O operador controla a visualiza tudo por meio de controles e câmeras externas ao caminhão.

Como é feita a limpeza dos contêineres?

Frequentemente o contêiner é lavado por outro caminhão que se encarrega de realizar sua higienização completa, eliminando sujeira, germes e resíduos. Essa limpeza é feita com água e com pulverização. A água utilizada é filtrada e reaproveitada, evitando o desperdício.

Data de publicação: 03/05/2022