Produtores do Boqueirão buscam inovação na cultura do Tabaco

Durante a realização da Quarta no Interior, no dia 13, o prefeito Helton Barreto, visitou uma propriedade automatizada na produção de fumo na localidade do Boqueirão.

O casal Atalício e Andrea plantam 120 mil pés de fumo, com uma média de produção de 12 arrobas para mil pés. O casal conta com mais três pessoas na safra para auxiliar na colheita. Todo o processo é realizado de forma automatizada, desde a retirada das folhas do tabaco na lavoura até o processo de secagem com fornos elétricos. Ao total são oito estufas gerenciadas por um sistema único de distribuição de calor, controle de entrada de ar e umidade.

Eles são casados há 25 anos, e tem um filho de 13 anos. Atálicio já plantava fumo antes de conhecer Andreia. Após o enlace, seguiram na cultura do tabaco. Sempre na localidade do Boqueirão.

Investimento

Para otimizar e produzir fumo de qualidade, o casal investiu em tecnologia e inovação. A colheita é feita através de uma máquina, na qual até três pessoas vão retirando as folhas maduras simultaneamente. Já para acomodar o fumo nas estufas é usada a tecnologia dos grampos, no qual não tem a necessidade de costura  e dá mais celeridade. As estufam contam com sistema todo automatizado de secagem. “Para produzir com qualidade hoje, tem que investir. Só nas estufas foram cerca de R$ 200 mil. Mas é para produzir um tabaco de qualidade”, afirmou Atalício.

A tecnologia da estufa foi desenvolvida em países africanos, que também produzem tabaco, e trazida para o Brasil. “O criador desta estufa é um senhor de quase 90 anos”, disse o produtor rural.

O Casal ainda mantém a estruturas de antigas estufas convencionais, que eram secadas basicamente com a queima de lenha e controle manual da temperatura e úmida. As antigas estufas hoje servem para armazenagem.

Para o prefeito Helton Barreto, é importante incentivar e valorizar iniciativas como a do casal, proporcionando a permanência e qualidade da família na produção rural.

Quarta no Interior

Nas quartas-feiras o  prefeito Helton Barreto visita propriedades rurais, e tem como  objetivo analisar a produção no campo, dar o assessoramento e a ajuda necessária e atender as demandas da população.

Nesta semana foram visitados produtores de Boqueirão e Passo da Taquara, além da unidade de saúde local.

Data de publicação: 14/11/2019