Roteiro conta com 17 atrações e tem história, apresentações artísticas e culinária

Há um ano, a rota turística Caminho Açoriano foi inaugurada na histórica e pacata Vila de Santo Amaro, em General Câmara. O marco inicial aconteceu no dia 8 de setembro de 2018, e contou com a presença de autoridades e convidados abrindo oficialmente o atrativo turístico, que contempla 17 locais, sendo que 14 são prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), os quais fazem parte dos primeiros conjuntos arquitetônicos urbanos do Rio Grande do Sul.

O roteiro já recebeu diversos visitantes, entre eles um grupo de australianos no último mês, e conta com guia durante o passeio. Além de conhecer a história, o visitante tem a oportunidade de desfrutar de café colonial, assistir apresentações artísticas e adquirir produtos típicos.

Para o prefeito Helton Barreto a rota possibilita o fomento do comercio e do turismo na região, através da alimentação, hospedagem e comercialização de produtos, desenvolvendo o potencial turístico e comercial da Vila Histórica de Santo Amaro.

O Caminho Açoriano foi idealizado pela atual Administração Municipal de General Câmara através de um projeto de desenvolvimento iniciado em março de 2018 com o intuito de compartilhar o patrimônio de Santo Amaro com o restante do estado.

Dentre os locais abertos para visitação mediante reserva estão: Central de Atendimento ao Turista (CAT), que já foi a Intendência, nome dado à Prefeitura de Santo Amaro na época; Igreja Matriz, a quarta mais antiga do Estado construída em 1787 e o casarão onde nasceu em 1773 o herói farroupilha e primeiro presidente da república rio-grandense José Gomes de Vasconcelos Jardim, entre outros. Mais informações sobre a rota Caminhos Açorianos e visitação podem ser obtidos pelo fone: (51) 3655-1399 ou pelo e-mail: turismo@generalcamara.com e pelo site www.general camara.com.

Data de publicação: 24/10/2019