Agricultor adere à investimento tecnológico

Ontem a tarde, o Secretário Municipal de Agricultura André Zanette junto ao Vice Prefeito Municipal Geraldo Dias, foram até a propriedade do senhor João Eraldi de Souza, conhecido como Côco, para ver o que ele está aderindo em sua propriedade tanto tecnológicamente quanto na questão da sua produção agrícola.

O Agricultor já é conhecido pela venda de melancias no município, o qual tem muita qualidade, e na data de ontem, o Secretário André Zanette foi conhecer a sua roça de melancia, que é uma das únicas do Rio Grande do Sul, e pouquíssimas que existem no Brasil, que aderiram a produção da melancia Pingo Doce, e aqui, é a primeira área que está de acordo com todos os protocolos do Estado. Ontem, explicou o Engenheiro Agrícola e Gerente de Contas de Melancia da empresa alemã Basf. O Engenheiro comentou sobre a passividade do agricultor em aderir a alta tecnologia para maior produção da melancia e a abertura de vendas para grandes mercados: "O Côco é um cara muito aberto para a tecnologia!" - diz Herzog. Ele também comenta que a propriedade aqui em General Câmara é a fonte de teste, e que o agricultor está inserido em um grupo que tem essa tecnologia e destino do produto certo. Herzog chegou até General Câmara por conhecer alguns moradores daqui, e foi conhecendo a região e criando amizade com o Côco e propondo a entrada do agricultor nos estudos que trariam, certamente, grande produção e renda.

Além de conhecerem os 5 hectares de plantação, sendo 4 de irrigação para o cultivo das melancias, e tomando conhecimento de aderir às abelhas, para que haja uma produção mais rica, o Secretário e Vice Prefeito visitaram a casa do agricultor para ver a implementação de placas fotovoltaicas que irão ajudar na economia na conta de energia, além de estarem produzindo energia limpa, o qual não agride ao meio ambiente. As placas solares irão produzir cerca de 1500kw, sendo que o telhado do galpão da propriedade é de 216m² que contêm 200 placas.
O investimento aplicado nessa projeto de energia limpa, é de mais ou menos R$100.000,00 (cem mil reais), que é um grande investimento, levando em conta que produzirá energia no mínimo por 20 anos sem nenhum problema, e caso a "usina solar" do Côco que está no telhado do seu galpão gerar mais energia do que ele consumir, a sobra da energia será colocada automaticamente na rede, e o valor dessa sobre, a empresa dará 5 anos em crédito para o proprietário.
Além de todas essas vantagens que o Côco receberá tendo essa usina de energia renovável, ele conseguirá, por ser a mesma rede de fornecimento, descontar na conta de energia da propriedade de sua filha que mora em Santa Cruz, as sobras de energia produzida em sua casa.

Ontem foi um dia de muito aprendizado, trazendo novas visões para a comunidade camarense bem como para implementação dessas ideias super bem sucedidas. O Sr João Eraldi - Côco, é um exemplo de agriculto, que cidadão, pois ele mostrou ontem, apresentado a sua usina de energia solar, a sua preocupação com o ambiente, o que irá economizar muito na sua conta fim do mês, além de dar-nos uma aula juntamente com o Engenheiro Agrônomo Leonardo Herzog sobre a plantação de melancias, o que serve de exemplo para os agricultores do nosso município.

A Administração Municipal agradece ao Agricultor por ter recebido o Secretário de Agricultura André Zanette e o Vice Prefeito Geraldo Dias em sua propriedade, ensinando, durante o tempo todo em que estavam lá, sobre tudo o que ele produz, planta, e também o que aprendeu durante esses anos na agricultura.

Data de publicação: 19/10/2018