FEPAM/CORSAN emitiu parecer em 09.01.2017

   O Projeto Balneabilidade é executado anualmente no período do verão, desde 1979/1980, monitorando as condições bacteriológicas das águas utilizadas para contato primário no litoral gaúcho.

                As coletas e análises das águas para o período do verão 2016/2017 estão sendo realizadas pelo laboratório da FEPAM, nos balneários do Litoral Norte, e pela CORSAN, nos balneários do Litoral Médio, Litoral Sul e nas Regiões Hidrográficas do Guaíba e do Uruguai. Para avaliar as condições de balneabilidade das praias e balneários do Estado são utilizados os parâmetros Coliformes Termotolerantes (FEPAM) e Escherichia coli (CORSAN), indicativos de contaminação fecal. Em alguns pontos é realizada a análise de cianobactérias.Tal avaliação tem por objetivo verificar a ocorrência de proliferação ou excesso de cianobactérias (floração) em pontos considerados críticos de balneabilidade, seja por floração ou por alto índice de Coliformes Termotolerantes. As cianobactérias são organismos potencialmente produtores de toxinas - hepatotoxinas, neurotoxinas e dermatotoxinas, que podem levar a intoxicações agudas ou crônicas.

                Os critérios de balneabilidade em águas brasileiras consideram duas categorias para águas doces, salobras e salinas: Próprias ou Impróprias para banho. Os resultados das campanhas semanais do Projeto Balneabilidade serão divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente no site da prefeitura.

Data de publicação: 16/01/2017

Compartilhe!