Em 06 meses, os valores investidos aumentaram mais de 250%

A Farmácia Municipal é um dos mais importantes setores da Secretaria Municipal de Saúde. Através dela, são dispensados medicamentos de responsabilidade do município e também aqueles de obrigação do Estado do Rio Grande do Sul. Porém, devido à escassez e constantes atrasos nos repasses de recursos financeiros do Estado e da União, o município iniciou em janeiro deste ano o incremento da parte municipal na farmácia básica. Sendo assim, passados os primeiros 06 meses desse novo investimento, podemos apresentar os resultados: nos primeiros seis meses de 2015 foram investidos R$ 24.982,03 e nos primeiros seis meses de 2016 os recursos chegaram à R$ 62.746,30. Um aumento de mais de 250%. Os repasses estaduais e federais encontram-se em atraso e o município não pode deixar dar assistência aos pacientes do SUS. Sabemos que eventualmente alguns dos medicamentos ficam em falta na farmácia municipal. O exemplo disso é o omeprazol. O fornecedor deste medicamento encontra-se localizado no Estado de Minas Gerais e constantes faltas de materia prima obrigam o município a tomar as medidas jurídicas para imediatamente disponibilizar tal medicamento à população, pois o mesmo é imprescindível, tanto que somente no primeiro semestre de 2016 foram distribuídos gratuitamente mais de 60 mil comprimidos de omeprazol.

Fonte: Farmácia Municipal

Data de publicação: 13/07/2016